Bebedouro de pressão

Página inicial
bebedouro de pressão coluna

bebedouro de pressão ou coluna IBBL

Bebedouro de pressão ou coluna: o tipo mais comum

 

Diferentemente do bebedouro industrial, o bebedouro de pressão (também conhecido como bebedouro de coluna) não possui reservatório de água. Ele funciona com o esfriamento e filtragem simultâneos ao consumo da água. Bebedouros de pressão são o tipo mais comumente encontrados em locais públicos como academias, empresas e escolas. Realizam bem o papel de fornecer água potável e gelada para um ambiente com até 40 pessoas. Aplicações acima desse nível requerem a utilização de bebedouros industriais tradicionais ou de centrais de água gelada.

Existem variados modelos e fabricantes de bebedouro de pressão. Entre os fabricantes destacam-se IBBL, MasterfrioLíder, entre outros. Entre os modelos, destacam-se o modelo básico, ilustrado na imagem ao lado, e o modelo com cuba para acesso por crianças, ilustrado no fim dessa página.

 

Instalação e uso do bebedouro de pressão

 

Bebedouros de pressão geralmente possuem um filtro acoplado. É importante verificar sempre a época de troca do filtro de acordo com o volume de utilização. A qualidade da água fornecida deve ser prezada e a filtragem é fator fundamental. A instalação de um bebedouro de pressão é relativamente simples. É requerida uma tomada de energia com tensão de alimentação de 110V ou 220V, dependendo do modelo. Um dado importante a se observar é a alimentação de água. Em geral, deve possuir meia polegada e estar a uma altura de 1,2 a 1,5 metros do chão. Além disso, uma pressão máxima deve ser respeitada: a caixa d’água deverá estar a uma altura máxima de 4 metros, pois a instalação do equipamento em rede de água com alta pressão pode danificar o filtro do bebedouro e a boia, provocando vazamento no reservatório. Um registro de serviço também deve ser instalado na tomada de água que irá alimentar o bebedouro de pressão. Esse um registro, que, em geral é de meia polegada é acionado para permitir a troca do refil do filtro e fazer manutenções diversas.

O filtro do bebedouro de pressão possui carcaça de polipropileno com elemento filtrante de carvão ativado e/ou polímero filtrante. O refil do elemento filtrante deve ser trocado, em média, de 6 em 6 meses. Em regiões com águas mais calcárias (com partículas em suspensão), o refil satura e deve ser trocado mais frequentemente.

 

bebedouro criança coluna pressao masterfrio

bebedouro de pressao Masterfrio com acesso para crianças